Ortodontia

A Ortodontia é um ramo da Medicina Dentária, que permite harmonizar um sorriso tendo em consideração não só a estética, mas também adquirir uma correcta função.
Na correcção do sorriso com o uso de aparelhos ortodônticos existe um novo sistema: Sistema Damon.
Este sistema actua com forças mais leves e de aplicação constante, o que não acontece nos aparelhos convencionais. Utiliza uma unidade de força 600 x menor, que respeita a musculatura da face, sendo a sua comodidade muito maior. O tempo de tratamento é reduzido em cerca de 40%.

SISTEMA INVISALIGN
São alinhadores transparentes e fáceis de remover, para comer e escovar os dentes como sempre fez. Principais características do aparelho invisalign são o conforto, melhor higiene oral, uso de fio dentário e melhor auto estima, onde pode tirar as suas fotos sem ter que tirar o aparelho.
O tratamento Invisalign, é uma forma praticamente invisível de corrigir os seus dentes. Utilizando para isso uma tecnologia avançada de imagens de computador em 3D onde é possível mostrar o tratamento completo desde a posição inicial dos seus dentes até a posição final pretendida.

Medicina Dentária Infantil

A Odontopediatria é uma especialidade da Medicina Dentária dedicada à saúde oral de crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais de tratamento. Está focada na prevenção, deteção precoce e tratamento de problemas orais.

Prótese fixas - Dentes Naturais

A prótese fixa permite a reconstrução de dentes muito destruidos, ou fazer a substituição de um ou mais dentes que foram perdidos.

Este tipo de prótese não pode ser removida pelo paciente, requerendo por isso cuidados constantes.

Prótese fixa - Coroa

Quando o paciente tem uma raiz dentária que está em bom estado (avaliado através da realização de uma radiografia), essa raiz pode ser aproveitada para colocar uma coroa metalo-cerâmica ou totalmente cerâmica..

Prótese fixa - Ponte

Quando há um dente a faltar e os dentes ao lado do espaço apresentam restaurações e algum grau de destruição, pode ser confeccionada uma peça em laboratório que consiste em 3 ou mais dentes, dos quais uns funcionam como pilares (apoios) e outros são os dentes que faltavam.

Também este trabalho é feito num laboratório especializado, e aplicado sobre os dentes através de um processo de cimentação.

Prótese fixa - Implantes

Utilizam-se implantes dentários quando queremos substituir um ou mais dentes que já não existem.

O implante (que é um pequeno parafuso) é colocado no osso no local do dente ausente, para substituir a raiz perdida através de uma pequena cirurgia realizada no consultório com anestesia local.

Ao fim de algum tempo, entre 3-6 meses nos quais estamos a aguardar que haja osteointegração (que o implante fique bem “preso” no osso), será confecionada uma coroa metalo-cerâmica ou total de cerâmica, que será adaptada ao implante tendo a aparência de um dente natural do paciente.

Endodontia - Tratamento de Cáries

Se um dente estiver infectado por uma cárie ou sofreu um traumatismo, em alguns casos a única forma de tratar o dente é através de endodontia.

A endodontia consiste em limpar os canais e preenchê-los com um material biocompatível de modo a selar o dente desde a câmara pulpar até à ponta da raiz.

Depois de o Dentista remover o tecido danificado ou infectado, este é substituido por um preenchimento especial que suportará a estrutura dentária restante.

Endodontia Mecanizada

A endodontia mecanizada é um tratamento que é realizado durante a preparação do canal, com limas de níquel de titânio, deixando o canal optimizado para a obturação.

A instrumentação mecanizada economiza tempo relevante no preparo do canal radicular, beneficiando o doente e o profissional.

Retratamento Endodontico

O retratamento endodontico não cirúrgico é sempre uma opção quando surge um fracasso de um tratamento endodontico prévio. Trata-se geralmente de um procedimento de dificuldade elevada.

Alguns problemas existentes no tratamento prévio podem não ser corrigíveis, sendo nesse caso a microcirurgia endodontica uma alternativa de recurso.

Normalmente um dente sujeito a tratamento ou retratamento endodôntico não cirúrgico pode durar para toda a vida e nunca mais precisar nova intervenção.

Não obstante, em casos pontuais, o problema pode não se conseguir resolver definitivamente.

O dente pode nestes casos tornar-se doloroso meses ou mesmo anos após um tratamento aparentemente bem sucedido . Nestas situações, a cirurgia endodôntica pode salvar o dente. Trata-se de uma intervenção cirúrgica para remoção de todos os tecidos inflamados e infectados e da extremidade da raiz, sendo colocado um material selador na parte terminal do canal radicular.

Restauração

Os dentes posteriores, que antigamente eram restaurados apenas com amálgama de prata (material metálico de cor cinza), agora já podem ser restaurados em resina, na cor natural dos dentes, sendo esta restauração realizada no próprio consultório.

Nos casos onde a destruição dentária é maior, é necessário ser realizada a moldagem do dente no consultório para a posterior confeção de um Inlay/Onlay (como é chamado este tratamento) em laboratório, podendo ser em resina ou em cerâmica.

Exodontia

Exodontia é a remoção cirúrgica de um elemento dentário.
Conhecida popularmente como "extração", a exodontia foi a primeira especialidade exercida pelos primeiros dentistas.
A anestesia local profunda é necessária para o dente ser removido sem dor.
Por isso, no nosso consultório, os profissionais possuem conhecimento profundo sobre anatomia e inervação de todos os dentes e dos tecidos moles circunvizinhos, além do tipo de anestesia adequada para cada caso, afim de anestesiar totalmente esses nervos, proporcionando uma exodontia indolor e totalmente segura!

Exodontia - Dente do Siso

O Dente do Siso é conhecido como terceiro molar e normalmente surge após os 17 anos. A sua extracção deverá apoiar-se em razões objectivas de cariz clínico.

Estética do Sorriso

Consiste em realizar pequenos acertos através de desgastes (mínimos) em alguns dentes e acrescentos (com resina) noutros, com a finalidade de tornar o sorriso mais bonito e harmonioso.

Estética do Sorriso - Laser

O laser é já uma realidade na medicina dentária. O laser é enviado por um fina fibra óptica, utilizado principalmente para tecidos moles, tais como: gengivoplastias e gengivectomias ( remodelação das gengivas e aumento do tamanho do dente);

Frenectomias de forma muito mais simples sem sutura, eliminação de lesões na cavidade oral;

Usado para bioestimulação (redução de sensibilidade e coadjovante dos tratamentos de gengivas), e também em branqueamentos dentários.

Estética do Sorriso - Branqueamento

Para além do avançar da idade, vários são os fatores responsáveis pelo escurecimento ou aparecimento de manchas nos dentes: antibióticos, tabaco e/ou alguns alimentos.

O dente pode absorver tudo o que tiver pigmento, mais ainda se for concentrado, como é o caso do café, dos refrigerantes e chás escuros.

Estética do Sorriso - Piercing

Esta nova tendência faz muitas vezes parte do universo adolescente. A sua aplicação é rápida e indolor, uma vez que não exige perfuração do dente.